quarta-feira, 29 de abril de 2015

PRAGAS DIGITAIS

Todos os dias, algum cliente me pergunta, sobre como pode seu computador ter tanto lixo, se é vírus, e como podemos evitar essas "pragas" digitais.
E sempre respeitando o nível de conhecimento dos meus clientes, tento orientar para o que é trivial.
Além disso, fraudes digitais, é assunto seríssimo no Brasil e no Mundo.

1 - Cuidado por onde navega na internet;
2 - Cuidado com o que baixa da internet

Estamos num momento, em que ao entrarmos numa página, aparecem vários anúncios indesejado, e as vezes, por desconhecimento, por displicência ou mera curiosidade, entramos e somos reportados para ambientes totalmente alheios a nossa vontade. E é nesse momento, que precisamos ter MUUUITO cuidado, e ter também certo conhecimento. Então, daremos algumas dicas, aqui e agora.

Atuamente, os SPAMS, ou emails indesejados, contendo códigos maliciosos que dão abertura nos phishing, permitindo que o computador seja invadido, capturando informações contidas no mesmo. 
Um outro tipo de ameça é o keylogger, que capta todos os dados digitados no computador, como senha, dados pessoais etc. Na verdade, os keylogger, são um tipo de spyware, que é a praga preferida dos criminosos virtuais. Eles geralmente fazem parte de programas gratuitos ou estão integrados a sites on-line. Os spyware, monitoram as ações do usuário, e capturam senhas e outros dados.
Mas a questão é como evitar e impedir a ação dessas pragas digitais? O usuário deve ter bastante atenção onde clica e por onde navega, outro cuidado importante é manter firewall ativado, anti-vírus atualizado, e claro, se possível conte sempre com um técnico de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário